O Livro Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem foi um projeto empreendido a muitas mãos: Luciane Panisson, Diane Andreia de Souza Fiala, Dilermando Piva, Angelo Luiz Cortelazzo e Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues.
Ele se destina a gestores educacionais (diretores e coordenadores), professores em geral e estudantes da área de Educação. A proposta nele contida amplia o uso do termo “Blended Learning”, atribuído mais frequentemente ao ensino híbrido de modalidade (presencial ou a distância) para um “blend” metodológico e personalizado, independentemente da forma como o processo se desenvolva no espaço e no tempo. Assim, são apresentadas e tratadas algumas metodologias que podem ser combinadas em diferentes proporções, em função do tipo de curso ou atividade curricular a que se destinam. Sugere, ainda, um acompanhamento mais personalizado do estudante, respeitandodesta forma a sua individualidade e maneira com que trabalha e se apropria do conhecimento. Como consequência, são tratados os reflexos da implantação dessas atividades, não apenas na infraestrutura das Instituições, mas também nas suas relações com a sociedade em seu entorno e implicações legais decorrentes. Sua leitura possibilitará ao leitor: • Compreender as relações da legislação com as metodologias apresentadas de modo a poder ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de inovação em sua prática pedagógica. • Conhecer metodologias de ensino atuais e saber como aplicá-las. • Obter informações relevantes sobre marketing escolar, direitos autorais, e sua importância nas novas formas de aprendizagem e produção de materiais específicos. • Ter contato com casos concretos que possibilitarão uma visão ampla da metodologia proposta e sua potencialidade em sala de aula de cursos presenciais ou a distância. Alguns diferenciais deste livro: • Objetividade da apresentação de cada tema/capítulo. • Temas atuais e com muitos estudos de caso dando-lhe quase a conotação de um manual de aplicação das metodologias abordadas. • Utilização de linguagem simples e dialógica, potencializando o autoconhecimento (ou a autoaprendizagem). • Análise da situação atual e as possibilidades que a legislação educacional brasileira proporciona para a implantação desta proposta. • Proposta de blends metodológicos, associados aos atuais blends de cursos existentes.